Programa vai disponibilizar 2,5 mil CNH Gratuitas

Você conhece a CNH Social 2020? Este é um programa disponível em alguns estados do Brasil e que permite a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma gratuita. É claro que este projeto despertou interesse em muitas pessoas, e para saber quem tem direito a CNH Social 2020, como ela funciona e quais são as suas etapas, confira este artigo!

Como funciona?

A CNH Social ou CNH Popular não é um programa federal, por isso não são todos os estados do Brasil que disponibilizam esta gratuidade. É importante conferir na legislação da sua região se existe alguma Lei relacionada ao benefício.

O órgão responsável pela parte burocrática da emissão da CNH é o Departamento de Trânsito (DETRAN), por isso ficar atento aos comunicados oficiais divulgados por eles é uma boa ideia.

Através destes dois meios: Detran ou Lei estadual, é possível conseguir a emissão das categorias A e B que representam moto e carro, respectivamente, além de incluir a mudança de categoria C para veículos com carga acima de 3,5 toneladas, D para veículos mais de 8 passageiros ou E veículos com unidade acoplada de mais de 6 toneladas.

Carteira de Habilitação Gratuita

Qual o preço da CNH normal?

O preço da CNH normal, aquela que é emitida pela autoescola, na verdade não tem valor fixo. Quem decide quanto ela vai custar é a própria empresa responsável pela essa emissão, por isso, é possível encontrar valores diferentes em uma mesma cidade. Mas, os preços ficam em média entre R$1.000 e R$1.500, isso porque normalmente são adicionados ao valor:

  • As aulas teóricas;
  • Aulas no simulador;
  • Aulas práticas;
  • Instrutor treinado para auxiliar nas dificuldades;
  • Burocracia para a emissão da CNH.

Em alguns casos até mesmo os exames médicos são incluídos no valor. Enquanto isso, outros lugares permitem tratar dos assuntos burocráticos direto com o Detran do seu estado, o que pode ser mais barato.

Qual o preço da CNH Social?

Todas as etapas que foram citadas á cima e que são cobradas pelas autoescolas, estão inclusas na CNH Social 2020, isso quer dizer que é tudo na Habilitação social é gratuito! Quando você fizer a sua inscrição e for selecionado, não será necessário desembolsar nenhum tipo de valor.

Exatamente por isso, esse é um programa destinado a pessoas de baixa renda, que não conseguiriam arcar com todas as despesas e que com a CNH Social 2020 conquistaram a sua habilitação de forma gratuita. Possuir carteira de motorista e saber dirigir pode abrir possibilidades de emprego em várias empresas.

Requisitos necessários

Para não cair no golpe da CNH gratuita, é preciso saber todas as regras! As exigências para conseguir a habilitação de forma gratuita podem ser diferentes dependendo do estado.

Algumas regiões não exigem que o candidato preencha todos esses pontos, mas que possua pelo menos a metade deles. Enquanto que outros estados seguem fielmente as regras, por tanto o indicado é esperar a divulgação de um edital ou comunicado dos órgãos responsáveis para saber quais destas exigências serão pedidas.

Estados com CNH Social

Por enquanto, poucos são os estados com CNH Social 2020, São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, que são estados bem populosos, não fazem parte do projeto. As regiões do Norte e Nordeste do Brasil aderiram ao projeto com mais facilidade e expansão, como:

  • Pernambuco;
  • Espírito Santo;
  • Paraíba;
  • Amazonas;
  • Ceará;
  • Minas Gerais;
  • Maranhão;
  • Rio Grande do Sul.

Cada estado define quais serão as suas regras, como dará a gratuidade para cada caso e todos os detalhes que envolvem o programa. Por isso, é necessário ler as instruções colocadas principalmente no site do Detran.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *