O IPTU Brasília 2023 é anual obrigatório com vencimento no final de março. O imposto é cobrado aos proprietários de imóveis que foram construídos no espaço urbano da cidade, e tem como objetivo arrecadar fundos para aplicar na melhoria da cidade, como em construção de escolas municipais, hospitais, parques, melhoria de ruas, iluminação, segurança pública e muito mais.

Os carnês para recolhimento do IPTU Brasília 2023 já estão sendo distribuídos em Brasília, Distrito Federal, e em outras cidades do Brasil, e com isso muitos brasileiros já estão preparando seu orçamento para realizar a quitação do tributo obrigatório.

O pagamento do tributo é muito importante por dois motivos:

  1. Porque o recolhimento do imposto é essencial para a manutenção geral da cidade, com aplicação do dinheiro arrecado na melhoria dos serviços públicos
  2. Não pagar o IPTU pode gerar multas para sua residência e, entre outros malefícios, a inadimplência gerará problemas caso o contribuinte desejar revender o imóvel, por exemplo.

Nesse artigo reunimos todas as informações mais importantes acerca do imposto, para que os cidadãos de Brasília fiquem por dentro e sanem todas as dúvidas em relação ao IPVA 2023.

Valor do IPTU Brasília

O valor do IPTU 2023 do Distrito Federal é calculado em cima do valor de mercado de sua propriedade a vista, mais a metragem que a propriedade ocupa no espaço urbano.

Nesse ano o IPTU DF 2023 sofrerá um reajuste de 10% de acordo com a inflação dos últimos 12 meses. No entanto para quem estiver no dia com o fisco municipal e deseja obter um desconto de 10%, o contribuinte deverá realizar o pagamento de uma vez só antes do prazo de vencimento.

Como emitir 2 Via IPTU

Caso o contribuinte não tenha recebido em sua residência o guia de recolhimento do IPTU, o cidadão poderá emitir 2 via IPTU Brasília 2023 por meio dos passos a seguir:

  • Acesse o site www.fazenda.df.gov.br;
  • Clique em “IPTU/TLP”;
  • Informe o numero da inscrição imobiliária do seu imóvel;
  • Clique em “Pesquisar”.

Depois clique em Imprimir e pronto, você estará com o boleto para realizar a quitação de sua dívida.

Como efetuar o pagamento do IPTU Brasília

Com o carnê em mãos o contribuinte poderá realizar o pagamento do IPTU Brasília em qualquer agência bancária ou loteria federal.